terça-feira, 7 de outubro de 2014

Que tal um pouco de HQ ?

Vamos falar um pouco de Histórias em Quadrinhos? Ótimo, embarque nessa!

Eva furnari.



 É arquiteta, desenhista e escritora. Seus livros,são compostos por Histórias criativas e bem-humoradas,e destinados, principalmente,ao público infantil e juvenil. A simpática bruxinha é um dos personagens mais famosos criado por essa autora. Vale a pena ler para conferir: Bruxinha 1 e Bruxinha 2,editados pela FTD. 

                Com a palavra a autora:

  Eu faço as histórias de uma vez só. E é sempre uma criação visual.Primeiro vem a imagem, depois as palavras, os personagens, as situações. Para compor tudo é um processo lento, mas,quando surge,já está pronto, não mexo,a não ser um ou outro detalhe. 

        História em quadrinho de sucesso.

 As Histórias em quadrinhos surgiram no século XIX(19) com o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, sobretudo a imprensa. Em 1895,o jornal norte-americano New York World produziu uma seção humorística,ilustrada por Richard Outcault, criador do personagem Yellow kid ("rapaz amarelo"). Os leitores gostaram tanto dos quadrinhos que isso provocou um aumento nas vendas do jornal. Outros jornais seguiram essa ideia e, em pouco tempo,os quadrinhos se popularizaram em toda a América ,espalhando-se também para outros continentes. Foi assim que tudo começou. De acordo com o país, recebem diferentes denominações: 
Comics,em Inglês;
Bande dessinée,em Francês;
fumetti,em Italiano;
historieta,em Espanhol; 
História aos quadrinhos,em Portugual.

                    Publicação.

 A primeira revista a publicar Histórias em quadrinhos no Brasil foi O tico-tico, lançada em 1895. Os primeiros quadrinhos eram traduções de histórias estrangeiras como: Buster Brown (Chiquinho,no Brasil),de Outcault. Houve também, uma pequena geração de personagens nacionais, representados pelo trio: Reco-Reco, Bolão e Azeitona, de Luís Sá. A partir dos anos 30, aumentaram as produções estrangeiras publicadas em revistas como: Gibi, cujo nome acabou se tornando sinônimo de História em quadrinhos. E,daqueles tempos para cá, surgiram muitos personagens criados por autores nacionais,como: Mônica,de Mauricio de Souza,e o Menino Maluquinho,de ziraldo.


E essa foi a postagem de Hoje!


Fonte: Livro Escolar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário